domingo, 6 de fevereiro de 2011

Restauração do acervo de equipamentos de época do Instituto Cultural Cravo Albin

   Acervo de objetos eletrônicos e de época do Instituto Cultural Cravo Albin começa a ser restaurado pelo músico, compositor, arranjador e restaurador Marcos Machado.
   Em agosto de 2010  Marcos Machado criador das Rádios Antigas do Brasil alugou, em regime de comodato, seu acervo da Rádio Mayrink Veiga para  a exposição temporária no I.C.C.A. por um período de 12 meses.
   Desde então Marcos Machado vem colaborando com o ICCA com ferramentas e material para a restauração de objetos que estavam totalmente comprometidos pelo tempo e pela humidade. Para isso Foi criado um espaço para ser usado como oficina de restauração, onde anteriormente era ocupado por um depósito de peças danificadas à espera  de consertos.
  Nas próximas semanas as  Rádios Antigas do Brasil fará postagens sobre esse trabalho, no qual serão recuperados cerca de 98% de todo o acervo mecânico e eletro-eletrônico de época, asim como peças de arte importantes, afim de tornarmos o ICCA um modelo de instituição capaz de preservar e divulgar a cultura musical de nosso país e também de preservar os objetos que foram os veículos que  as traduziu numa forma real e sonora de comunicação. 
   O primeiro ítem a ser divulgado é a grafonola columbia do início dos anos trinta, pois era a peça de mais urgência para ser restaurada devido ao seu elevado estado de corrosão. Agora ela está em perfeito estado e funcionando normalmente como no início dos anos 30


Detalhe do motor e das demais peças, completamente oxidadas e deterioradas, antes da restauração.

Chapa metálica de sustentação do motor,antes de ser lixada e tratada com pintura anti-oxidadnte e revestida com pintura de cromo.


Detahe do gabinete de ferro totalmente tratado contra oxidação e com pintura de primer anti-ferrugem.


Visão do braço metálico, ainda sem tratamento e conserto ( ao fundo o captador gramofônico).


Outras peças totalmente enferrujadas e comprometidas, antes da recuperação e restauro.






Observem, agora, as fotos da grafonola totalmente consertada, com seus componentes tratados e pintados com primer, cobre e tintas especiais para a proteção contra a ferrugem e a humidade: