quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Relíquias do radioamadorismo

   O radiocartão, denominado de QSL, há muitos anos é usado pelos radioamadores de todo o Mundo, desde os primórdios da comunicação por RF (rádio freguência). Ele é da maior importância para todos os que se comunicam por transmissores e receptores, sejam amadores ou profissionais.
Vejam, por exemplo, esse radiocartão com a figura do Zé Carioca, datado de 4 de Maio de 1947

Esses cartões eram enviados pelos correios, como ainda hoje, entra os radioamadores que se comunicavam mutuamente,quer sejam da mesma localidade ou de países e ou continentes diferentes.
Vejam mais exemplares do ano de 1947:



Além de serem uma tradição para o radioamadores eles são o documento comprobatório de que realmente houve a comunicação entre ambas as partes e servirá de documento no DXCC que servirá para se obter os certificados internacionais.
Vejam outros cartões do ano de 1948:


Em radioamadorismo DX, é aquele que se comunica com outra estação de rádio a longa distancia, onde se reportam mutuamente e depois enviam os cartões GSL. 
Já o termo DXCC significa DX Century Club. Trata-se de um diploma expedido pela Liga Americana de Rádio Amadores que reconhece os mesmos pelo número de contatos com outros países.
A troca de cartões QSL confirma os contatos entre radioamadores e comprova que eles trabalharam e se comunicaram com sucesso.
Vejam, agora, outros cartões raros do ano de 1949: